A desnutrição infantil é caracterizada pela deficiência nutritiva devido à restrição alimentar, trazendo prejuízos no desenvolvimento das crianças que vão acompanhá-las até a fase adulta.
Infelizmente, essa ainda é uma realidade alarmante no Brasil. Uma das razões para o aumento desses números nos últimos anos foi o agravamento trazido com a pandemia, que privou crianças de frequentarem creches e escolas - únicos locais onde grande parte delas tinha acesso a comida. Além disso, a instabilidade econômica foi outro fator decisivo para que este número aumentasse, visto que muitas famílias tiveram perdas salariais e gastos inesperados no período.
Em casos de desnutrição, a qualidade dos alimentos ingeridos é mais importante que a quantidade, visto que a dieta precisa sanar as necessidades do organismo da criança. Muitas vezes, comidas ricas em farinha, como bolachas e macarrão, são vistas como uma solução, já que são mais baratas. Porém não oferecem mais do que calorias, mantendo a falta de nutrientes e podendo agravar o problema.
O Instituto Saga existe para trazer um futuro melhor e cheio de esperança para as crianças e adolescentes das instituições que apadrinhamos. Juntos, nós podemos ajudar a mudar essa realidade.