Trabalhar a sustentabilidade com as crianças é uma forma de criar cidadãos conscientes. Trazendo a temática à tona desde os primeiros anos, conseguimos sensibilizar e conscientizar as crianças sobre o cuidado com a natureza. Assim, permitimos que sejam capazes de desenvolver conhecimentos sobre sustentabilidade e consciência ambiental.


A melhor forma de trabalhar a preocupação com o desenvolvimento sustentável e despertar a preocupação com recursos naturais é através de tarefas lúdicas, interessantes e divertidas. Mas antes disso, precisamos apresentar a diferença entre duas atividades que a maioria das escolas executa: reutilização e reciclagem de materiais.


Reciclagem

Reutilização

processo de transformar materiais descartáveis em novos insumos e produtos. Por exemplo, reprocessando o plástico a fim de obter fibras de poliéster como matéria prima

reaproveitamento de um material que não serve mais para seu objetivo inicial, como, por exemplo, transformar uma garrafa PET em um regador.


Também é necessário explicar a importância da redução, afinal, grande parte do lixo que geramos poderia ser evitado. Essa é uma prática que deve começar em casa, seja através da separação correta do lixo doméstico ou através de hábitos sustentáveis.


Mas quais ações eu posso fazer na escola?


✅ implantar a coleta seletiva;

✅ fazer treinamentos de conscientização para alunos, pais e professores;

✅ trabalhar os 5R’s: recusar, repensar, reutilizar, reciclar, reduzir.

✅ fazer um cronograma de ações contínuas.


Também é importante ensiná-los práticas comuns do dia a dia, como:

- Carregar ecobags:

Segundo o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (WWF), o Brasil é o 4º maior produtor de plástico do mundo. Reduzindo o uso de sacolas plásticas, damos mais um passo para mudar essa realidade.


- Construir brinquedos com sucatas:

Materiais que seriam jogados no lixo podem ser transformados em brinquedos super legais e divertidos. Basta ter criatividade e procurar algumas referências interessantes na internet.


- Reutilizar embalagens:

Potes de sorvete, por exemplo, podem se tornar ótimos porta-objetos.


Mas antes de tudo isso, é necessário considerar a realidade da comunidade em que a escola está presente e o perfil das crianças para que sejam desenvolvidas atividades adequadas para cada caso.


Assim, nós criamos adultos preocupados com o meio ambiente e focados na mudança. Podemos contar com você para isso?