Garantir a segurança das crianças é muito mais que se preocupar com seu bem-estar físico, mas também com o emocional. 


Com isso em mente, separamos 5 formas de cuidar da saúde mental dos pequenos para pais que buscam orientação nesta área. Venha conferir!


1) Cuide da sua própria saúde mental

Se você não está bem consigo mesmo, tende a tratar os outros com indiferença. Cuide primeiramente de você e certifique-se todos os dias que você está bem, satisfeito e feliz com a sua vida.


2) Ensine a criança como administrar o estresse

Na infância, algumas situações costumam marcar a vida toda e, até mesmo, se transformar em traumas. Em alguns casos, interferem em nossa felicidade e capacidade de formar conexões. Então, para evitar que os seus filhos formem traumas de infância e se tornem inseguros, ajude-os a gerir o estresse


3) Converse sobre sentimentos 

Quem não recebeu abertura para conversar sobre sentimentos na infância têm dificuldade para ser honesto consigo mesmo e com os outros na vida adulta, tornando-se adultos emocionalmente imaturos. A criança que aprende a falar abertamente sobre seus sentimentos com pessoas de confiança, sem medo de serem repreendidas, é mais confiante.


4) Faça elogios

Elogios são muito importantes para a autoestima e a autoconfiança dos pequenos. Eles precisam escutar palavras de admiração e reconhecimento daqueles que estão ao seu redor.


5) Ensine a criança a resolver conflitos

Resolver conflitos é uma habilidade que poucos adultos têm. Muitos não foram ensinados a conversar, encontrar uma solução e perdoar inimizades. Essa falta de tato normalmente os leva a ter relacionamentos interpessoais pouco proveitosos, seja em casa ou no trabalho. Ensine os seus filhos a não fugirem de problemas e conflitos mostrando a eles como resolvê-los com maturidade.